segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MediaOn


Aconteceu na última semana em São Paulo o 3º MediaOn, seminário internacional de jornalismo realizado pelo Terra, as palestras giraram em torno de como a web deve ser utilizada e quais são seus entraves financeiros, no último dia de palestras a pauta foi como esse uso das ferramentas 2.0 impacta tanto o profissional quanto o leitor.

Durante os quatro painéis foram discutidos temas como TV digital, viabilidade e custo de empresas para web, o importante papel do jornalismo esportivo nessa mídia e o impacto das redes sociais no cotidiano do jornalista.
Os jornalistas online são conectores de informação que devem estar o tempo todo não apenas conectados, mas atentos às redes sociais; Julio Gomes, que falou no sétimo painel "Prestamos atenção no que as pessoas acham do nosso trabalho. Isso é essencial".

O jornalista online não pode fugir da realidade do mundo e das tecnologias, pois nada está parado no mundo da web. Os comentários em blogues, os tweets, os scraps do Orkut são importantes para o trabalho jornalístico, pois servem não só como medidor do impacto da notícia como do próprio trabalho. É no que acredita o paraibano Sílvio Meira, que palestrou no sexto painel. "(O jornalista) tem que participar da construção na web", afirmou.

Os veículos precisam se adaptar às novas mídias móveis, se beneficiarem com a grande repercussão que elas têm e dentro disso evoluírem cada vez mais, a internet abriu portas para que o caminho de duas mãos fosse construído. Para Tiago Dória, o diferencial da imprensa está em se saber usar a rede a seu favor, ao invés de apenas fazer parte dela. Saber usar o Twitter, o Facebook, o Orkut, o Google e outros diversos como ferramentas que enriqueçam a matéria. "O objetivo", conclui José Toledo aludindo à ideia do Twitter, "é ter sua mensagem passada adiante"!

Atenção pessoal, vamos nos conectar e crescer com o imenso leque de oportunidades que surge a nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário