quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diferentes civilizações, uma só palavra: Internet


Não precisamos dizer que a internet mudou a rotina de vida da população mundial, desde que a maioria dos cidadãos a utilizam. E olha que quase nenhuma cultura de nenhuma civilização conseguiu brecar o avanço dessa poderosa ferramenta chamada Internet. São inúmeras as ferramentas que através da mesma podemos utilizar, algumas até para ganhar fama e dinheiro, como é caso de algumas pessoas que postam seus vídeos no Youtube. Com danças, canções ou qualquer frase engraçada e um pouco de sorte, a internet proporciona primeiro a fama, para depois fazer com que essa mesma pessoa se agir inteligentemente, ganhe dinheiro. A verdade é que depois que cada cidadão posta um texto, um vídeo, qualquer coisa na internet, além do conteúdo deixar de ser somente de quem postou, a pessoa também acaba de uma certa forma, não sendo mais anônima.


Os recursos são tantos, que a gigante de informática “Google” está lançando o Google Wave , uma ferramenta que permite o internauta acessar diversos sites como: MSN, Orkut, twitter, e-mail, em uma única página, sem tornar lenta a acessibilidade do PC do usuário.
E com todos esses recursos on-line e com outras tantas variedades de informação, entretenimento, jogos, ferramentas, lojas on-line e etc., a população mundial chega a ficar mais de dez horas na frente do computador. E uma das várias questões levantadas é essa permanência exagerada na frente do PC, pois ao mesmo tempo em que essas ferramentas unem essas pessoas em conversas virtuais, ela também separam essas pessoas de manter a relação interpessoal.


E como nem tudo são rosas, existe aqueles que também idolatram a internet, e também a usam para ganhar dinheiro, porém de uma forma ilegal. Hackers, Cracker, chamem como quiser, a verdade é que esses vilões virtuais estão casa vez mais inteligentes e ousados, e falando em vilões, vale lembrar o que pouca gente sabe sobre um poderoso vírus chamado “conficker”, que não tem vacina que consiga pará-lo. Esse vírus invade seu computador e não deixa que nenhum outro vírus entre em seu PC, porém seus criadores utilizam essa vantagem e vendem as informações necessárias para outros “Hackers” poder atuar nesse mesmo PC. Como o vírus por si só não estraga a maquina infectada (ainda), algumas empresas de informática, vendem um falso antivírus, lucrando milhões com um programa que se quer protege seu computador de outros vírus. Para o leitor ter uma idéia da abrangência desse vírus, seus criadores se decidirem acioná-los em todas as maquinas conectadas, conseguem acabar com a estrutura da rede de internet em mais da metade do planeta. Sem contar que alguns dos sites são das forças armadas francesa, alemã entre outras.


A internet está disponível para todos, mas assim como em tantas gerações existe mocinhos e tiranos, teremos que lidar com os dois tipos, pois como sempre terminamos a maioria dos artigos sobre internet, repetimos aqui: a tendência é o aumento de ferramentas para os usuários, usá-las com sabedoria caberá somente a nós mesmos.

Um comentário: